quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aula 01

Caros colegas,

para nosso primeiro encontro sugiro que leiam toda a introdução do livro e o início do Capítulo 01, até o final da seção "Armaduras de Clave de Tonalidades Maiores" e façam os exercícios do Autoteste 1-1 e Autoteste 1-2. Ou seja, leiam até a página 11.

Creio que nenhum conhecimento prévio de gramática musical se faz necessário, pois o livro se propõe a rever questões básicas da escrita. Esse espaço servirá para tirar as dúvidas que surgirem desse contato inicial.

Se algumas dúvidas surgirem em relação à parte "Ao Estudante", não se preocupem, tudo ficará mais claro ao longo da leitura.

Se quiserem ler mais do que o sugerido, fiquem à vontade. Mas que fique claro que só tirarei dúvidas de questões relacionadas ao tópico da semana, para não confundir o meio de campo.
Resumindo, a leitura dessa semana será:

Prefácio (p. iii)

Ao Estudante (p. v)

Capítulo 1 - Elementos da Nota
O Teclado e Registros de Oitava (p. 3)
Notação na Pauta (p. 4)
A Escala Maior (p. 5)
Armaduras de Clave de Tonalidades Maiores (p. 8)

Após essa leitura, peço que todos entrem no site http://weblily.net e criem partituras com as respostas do Autoteste 1-2 A. Ou seja, criem as escalas solicitadas. O primeiro exemplo usa o seguinte código lilypond (escala de dó maior):

\relative c' {
c d e f g a b c
}

Se quisermos fazer o segundo exercício, utilizaremos o seguinte código:

\relative c {
\clef bass
e fis gis a b cis dis e
}

Para entender melhor o lilypond, acessem o seguinte site:

http://www.hugoribeiro.com.br/lytex.php

Lá estão links para apostilas e tutoriais em português. Não se preocupem, é simples. Mais simples do que parece. Vale a pena o pequeno esforço inicial.

Depois que fizerem os exercícios, salvem como PDF e enviem para meu email pessoal:
hugoleo75@gmail.com

Aguardo dúvidas.

Hugo Ribeiro

Um comentário:

  1. Todo músico tem que lembrar que nada adianta estudar a parte teórica sem praticá-la. Ou seja, aproveitem o estudo das tonalidades maiores e toquem essas escalas em seus instrumentos.
    Outra coisa importante: guitarristas e violonistas de música popular geralmente tocam a partir de fórmulas e padrões, desenhos que aprendem e aplicam. Nada de errado quando isso funciona.
    Todavia, para nossos estudos, é importante uma mudança paradigmática na forma de pensar seu instrumento. É preciso visualizar as notas enquanto toca. Evitar tocar uma escala, melodia ou acorde e não pensar nas notas que está tocando.
    Isso demora a ser incorporado, mas vale a pena no final das contas.

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