quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Introdução ao Curso OnLine

Caros colegas, criei esse blog para organizar o estudo do livro "Harmonia Tonal" escrito por Stefan Kostka e Dorothy Payne. Esse livro está sendo traduzido para o português, e nosso estudo será baseado nessa tradução. Além de mim, convidei o prof. James Bertisch para me auxiliar nesse processo de transmissão do conhecimento.

Nossos encontros presenciais serão todas as segundas, às 21:00 via Skype. Começaremos no dia 27 de fevereiro (Segunda-Feira), no horário já dito. Quem tiver interesse, deve me contactar no Skype com o seguinte nome: hugoleonardoribeiro.

O desenvolvimento será num ritmo lento e tranquilo, para que todos possam entender bem um assunto ante de ir para o próximo. Para que tudo corra bem, é preciso que todos saibam manejar bem o computador. Neste blog eu irei postando as diretrizes para o estudo de cada semana. É importante que todos participem fazendo perguntas tanto no site do blog, quanto via Skype. Todos os encontros serão gravados para serem disponibilizados para outras pessoas que queiram se aventurar sozinhos nessa empreitada de desvendar os segredos da harmonia tonal.

Para começar, todos terão que baixar o livro, que está disponível no meu site no seguinte link:

http://www.hugoribeiro.com.br/downloads.php

É um grande arquivo PDF de 315 Mb. Baixem e vamos lendo algumas páginas por semana. Quem não tem muita prática com partitura, vai aprendendo aos poucos.

Um desafio será fazer com que a linguagem desse livro (principalmente voltado para músicos da chamada música clássica) seja interessante e acessível para os chamados músicos populares. Ao contrário de livros conhecidos de harmonia popular, esse livro não ensina o caminho das pedras. Ele mostra como a harmonia tonal se tornou como nós a conhecemos. E através desse conhecimento podemos criar nosso próprio caminho harmônico. Sem precisar reinventar a roda.

Após baixar o PDF, todos devem criar uma conta no seguinte site:

http://weblily.net/

Nesse site vocês irão escrever os exemplos musicais para depois enviar para mim. Todos irão escrever as partituras em Lilypond. Aos poucos também iremos aprender como fazer. De início basta criar uma conta lá.

Iremos também criar vídeos com os exemplos tocados por cada um e postar no youtube para todos discutirem. Sem frescuras.

Acho que essas são as questões iniciais. Um bem vindo a todos que entrarem nesse barco. Não há salva-vidas. Todos terão que aprender a nadar...

Prof. Dr. Hugo Ribeiro

UnB/UFS

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse weblily. Vou dar uma olhada melhor mais tarde. Eu tenho muito interesse no software lilypond e gostaria de aprender e talvez ajudar com vocês. Há poucos dias construí um blog com uma pessoa para postar assuntos relacionado à música. E lá venho postando algo sobre lilypond e pretendo fazer outras postagens. Meu site é:

    musicar.comunidades.net

    Obrigado!

    ResponderExcluir